Assine, Siga, Curta, ajude! LorotaDigital

domingo, 23 de janeiro de 2011

Neer: lembra o foursquare, privativo e para pequenos grupos.


Geolocalização no momento é a sensação nas mídias sociais, mas até agora foi uma corrida por badges no foursquare. Na medida em que o uso do GPS em smartphones cresce e se torna popular, novos aplicativos aparecem. Um, nem tão novo, é o Neer.  (iOS e Android)
Definido pela Qualcomm Services Lab, como um “aplicativo privado de compartilhamento de locais”, o aplicativo é focado em pequenos grupos de usuários, como famílias. Ele roda em segundo plano, e automaticamente faz “check-in” quando o usuário chega num dos lugares pré-programados, avisando os demais do grupo e incluindo mensagens curtas de aviso.
É interessante a preocupação com privacidade. Não bastasse a limitação no número de usuários, o Neer ainda se preocupa em não revelar os endereços dos locais. Em vez do endereço da escola por exemplo, o que se vê no aplicativo é “escola” somente. Afinal, parte-se do principio de que os usuários conheçam os locais onde os demais estão e normalmente frequentam. Os locais são escolhidos pelos usuários, logo, não há uma invasão de privacidade. Se você visita locais que simplesmente não quer compartilhar, basta não cadastrá-lo no programa. A lista de locais para check-in é opt-in.