Assine, Siga, Curta, ajude! LorotaDigital

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As Midias Socias. Sim e daí! O que tenho a ver?

Interessante notarmos como mudamos nossa maneira de socializarmos! Você já parou para pensar como trocamos informações com aquele amigo, seja ele próximo no mundo real ou não?

Esses dias mesmo no trabalho estava observando duas pessoas, uma ao lado da outra, utilizando um programa chamado "psi" para conversar e trocar informações. Não se davam ao trabalho nem mesmo de olhar para o lado, talvez por que assunto fosse intimo para ser observado por terceiros.
Quando terminaram essa "conversa" recebi um email de um deles pedindo uns comandos necessários para configuração de equipamentos, coisa fácil! onde seria somente necessário perguntar em voz alta mesmo, pois estávamos a 3 mesas de distancia. 
Mas para que não é mesmo! para que ter o trabalho de levantar e pedir ajuda ao colega de trabalho, talvez assim demonstrando que estava esquecido ou realmente não entendia daquele assunto.
Um outro amigo no mesmo dia me pergunta se tenho Orkut, aquele site feito para aproximar as pessoas, reencontrar amigos e conhecidos. No começo a função até era essa mesma, mas agora sinceramente vendo alguns perfis de colegas acredito que o resultado seja bem ao contrário, algumas pessoas que eu vejo pelo perfil de grupos que seguem ou mesmo fotos que postam acabam conseguindo que o meu desejo de afastamento apareça com muita força. Será que um simples scrap trocado em alguns momentos entre algumas pessoas consegue substituir aquela conversa pessoal, ou mesmo por telefone? Acredito que não. 
Estamos em uma época em que a internet nos trouxe muitas vantagens em relação a comunicação, mas ao mesmo tempo deixou tudo mais "frio", sem graça.


É um caminho sem volta, veja este vídeo logo a baixo, ele nos trás várias informações de como o mundo esta se comunicando, compartilhando informações que muitas vezes são totalmente inúteis, mas que nunca mais conseguiremos viver sem.


No momento a única ferramenta de comunicação que realmente esta me chamando a atenção é o twitter, é impressionante como se bem usado essa rede pode nos trazer muita informação de uma forma rapida e de forma resumida, bastando para isso saber quem seguir. Odeio quando começam a chegar em minha timeline aquelas frase os autores dizem que acabaram de acordar, que estão tristes ou desejando bom dia ou boa noite, em compensação é prazeroso quando alguém posta uma informação relevante.

Um bom livro sobre as midias sociais indicado por todos é A revolução das Mídias Sociais por André Telles, este mesmo autor já escreveu um livro, acho eu que em 2005 sobre o Orkut mas indo mais pela visão do marketing, acredito valer a pena dar uma olhadinha.




Um abraço a todos.