Assine, Siga, Curta, ajude! LorotaDigital

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Twitter, aprenda o básico e não fique de fora dessa febre

O Twitter confunde mais as pessoas do que o Facebook ou Orkut. Ele parece pouco intuitivo: como dizer qualquer coisa em apenas 140 caracteres? A ascensão meteórica da popularidade do Twitter é uma boa indicação que de é possível se comunicar bem, mesmo com tão poucas palavras. De fato, a Nielsen.com afirma que o Twitter tem um crescimento mensal de 1.382%. 



O microblogging cresce em popularidade pelo mesmo motivo de o Facebook também se torna mais popular: a sensação de comunidade. 

É necessário pouquíssimo tempo para fazer uma atualização de 140 caracteres e compartilhá-la com amigos e contatos. E demora muito pouco para eles fazerem o mesmo. Saber o que as pessoas estão fazendo, pensando e lendo cria novas definições de comunidade. 

Também é um jeito ultrarrápido de disseminar notícias ou informações importantes. Os posts no Twitter são chamados de tweets, e, quando você retransmite um tweet, ele se torna um retweet.

Hash tags (tags precedidas de "#") representam um tópico no Twitter.

O Twitter tem o seu próprio vocabulário. Aqui estão alguns dos termos mais comuns: 

  • Tweet: Uma mensagem/post de 140 caracteres ou menos.
  • Retweet: Retransmitir um tweet de um contato para a sua própria lista de contatos.
  • Hashtag: O uso do sinal da "cerquilha", jogo da velha ou tralha (#, chamado em inglês de "hash") antes de um tópico no seu tweet. Por exemplo, você usaria a hashtag #lorotadigital ao falar tweetar sobre o blog lorota digital, para que outros possam achar seu tweet facilmente.
  • Tweeps: Pessoas que usam o Twitter e que você segue em mais de uma rede social (por exemplo, alguém que seja seu contato no Facebook, Orkut e no Twitter).
  • Twitosfera: A comunidade total de tweeters.
  • @nomedeusuário: É assim que você faz um link para um usuário específico no Twitter. @lorotadigital, por exemplo.
  • DM: Sigla para Mensagem Direta (Direct Message). Você pode enviar uma mensagem particular para outro usuário, digitando "d nomedeusuario" (sem as aspas).
Sabendo isso voce estará pronto a utlizar essa maravilhosa ferramenta de comunicaçaõ em massa, mas use com moderação saiba que seguir e compartilhar informaçoes e principalmente nao o use como um programa de conversação como msn e etc, o intuito nao é este.