Assine, Siga, Curta, ajude! LorotaDigital

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que você consegue, ou é possível fazer com o Photoshop?

Photoshop é uma ferramenta tão famosa e poderosa que o seu nome acabou tornando-se padrão em retoque de imagens. Dificilmente hoje em dia você conseguira encontrar imagens não trabalhadas neste software seja um pequeno retoque de luz a uma total inserção de objetos no contexto. 

Até aí tudo bem! o que eu ainda não tinha visto era uma imagem criada do zero, de uma pessoa, ficar tão real como esta apresentada no vídeo. Incrível!



Um pouco da História do Photoshop

O Photoshop surgiu comercialmente como um software de retoque para fotografias digitalizadas em scanner.  Mas as funções de retoque de imagem do primeiro e humilde Photoshop já eram poderosas e fascinantes.

O talento do programa consolidou-se com a adição de recursos de design, composição e automação. Uma vantagem importante desde o início foi a possibilidade de acrescentar funções novas através de plug-ins; foi daí, aliás, que surgiu a ideia de extensões que temos hoje em navegadores da web e etc.

Os primeiros filtros e funções de edição do Photoshop continuam disponíveis na versão mais atual, mas raramente encontram aplicação, pois foram sendo "ultrapassados" por outros mais modernos e eficazes.

A primeira versão preliminar do aplicativo com uma aparência mais acabada, chamada ImagePro, rodou em setembro de 1988. O programa, renomeado para PhotoShop, foi distribuído por um fabricante de scanners chamado Barneyscan. Após foi feito um acordo com a Adobe, empresa que fizera fama e fortuna com o sistema PostScript de impressão computadorizada. A Adobe acolheu o produto, sem adquiri-lo completamente, pagando royalties. O Photoshop da Adobe foi oficialmente lançado, após dez meses de desenvolvimento adicional, em 10 de fevereiro de 1990, somente para Apple.

A Adobe plantou o Photoshop no mercado sem pretensões exageradas, com uma confiança tranquila de que ele poderia dar frutos mais adiante. E efetivamente, o Photoshop estabeleceu-se como líder absoluto em seu segmento, detonando muitos concorrentes que surgiram e cujos nomes hoje estão esquecidos. Alguns deles, como Altamira Composer e Macromedia XRes, chegaram a ser mais avançados que o Photoshop em sua época, mas não resistiram à concorrência.

O sucesso da Apple e da Adobe entre profissionais de imagem digital, bem como as infinitas ramificações desse sucesso em toda a indústria criativa do mundo, deve muito ao desenvolvimento inicial do Photoshop no Mac. Mas na versão 2.0 o Photoshop também foi lançado para Windows. A partir daí, as edições do programa sempre tiveram paridade de funções.

O Photoshop caiu na boca do povo porque, a exemplo de outros programas como Microsoft Windows e CorelDRAW, é um dos softwares mais pirateados por usuários individuais. Apesar das implicações polêmicas, é inegável que a difusão ilegal do programa ajuda a mantê-lo forte na consciência das pessoas. Os programas de visualização de imagem que vêm nos computadores permitem uma edição básica, e também existem soluções gratuitas baseadas na Internet, sem necessidade de instalar nada. Mas o poder ilimitado do Photoshop prova-se, irresistível.

Algumas imagens utilizando o Photoshop.